quarta-feira, 22 de junho de 2016

Transição para a Nova Era - PALESTRA


"E o Consolador , que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito!” (João cap. 14 v 16)”

Tempo de Transição

Já há algum tempo ouvimos frases como: “O mundo vai acabar...”

“É o sinal dos tempos...” “O mundo está cada vez pior...”

E o que nós espíritas sabemos é que hoje estamos vivendo em um planeta de Provas e Expiações a caminho de um planeta de Regeneração.

Não é de hoje que temos notícias da espiritualidade a respeito de mudanças que todos nós haveremos de enfrentar.

Nesta etapa significativa de nossos tempos de transição para a Nova Era, o Espiritismo tem um papel importante de exercer como o “Consolador Prometido” através da disseminação dos princípios emanados da Doutrina Espírita.

Não queremos com isto nos colocar em posição de destaque entre outras religiões ou seitas, mas precisamos e devemos esclarecer e consolar para que a luz e a esperança se façam presente junto às pessoas.

Há tempos muitos insistem em viver em um ideal Cristão equivocado julgando ser este ou aquele princípio religioso o correto que abrirá portas para uma felicidade imediata.

E o Espiritismo vêm mostrar através de mensagens esclarecedoras, em especial no E.S.E. cap.l VI “O Cristo Consolador” que Jesus veio pregar amor entre todos nós e que todos devemos segui-lo como Ideal e o primeiro e maior de todos os mandamentos deve, pouco a pouco, fazer parte de nossas metas “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo”

Não é através desta ou daquela religião que se alcança a felicidade...

E a D.E. veio esclarecer que a frase de Jesus “Cada um de Nós Segundo as Nossas Próprias Obras” significa que se sou Bom receberei o Bem, mas se agir no Mal colherei maus frutos. É justamente a lei da ação e reação que o Espiritismo tanto prega.

Os tempos são chegados

Muito cuidado com a natureza das informações que recebemos diariamente da mídia que tem apresentado com intensidade informações sobre episódios dolorosos e preocupantes para as pessoas.

Ante inquietudes e incertezas, inseguranças, decepções e vazio existencial a D.Espírita tem potencial inesgotável para oferecer respostas, apoio e roteiro seguro.

E é chegado o momento do Espiritismo cumprir o seu papel!

Que tempos são estes?

Várias passagens no Livro “A Gênese” temos informações de que grandes acontecimentos se vá dar para a regeneração da Humanidade.

E São Luis em o Livro dos Espíritos alerta que todos os homens são e serão responsáveis pela transformação da humanidade.

Em Obras Póstumas temos um extenso diálogo de Kardec onde o Espírito de Verdade afirma que ...”Nada ocorre bruscamente, tudo é longamente preparado por acontecimentos parciais. Pode-se , pois , dizer que os tempos são chegados, sem que isso signifique que as coisas sucederão amanhã, significa unicamente que vos achais no período em que AS COISAS SE VERIFICARÃO.

Quando São Luiz disse que os homens serão responsáveis por toda a regeneração do planeta ele quis nos abrir os olhos para nosso auto aprimoramento. Não posso continuar cobrando do externo sem que eu cumpra a minha parte e se cada um de nós iniciarmos o plantio haveremos de , mais tarde, felicitar-nos com uma extensa colheita.

Reforma Íntima

Quem já esteve em outra oportunidade aqui nesta Casa já deve ter ouvido falar deste termo “Reforma Íntima” e isto não cansaremos de repetir, pois sabemos que a necessária mudança do mundo só ocorrerá quando todos os homens entrarem na sintonia do bem e do amor.

Mahatma Gandhi tem uma celebre frase
“Que nos tornemos a mudança que buscamos no mundo”

A Nova Geração

No contexto da transição para uma Nova Era, são de fundamental importância alguns princípios sobre a Nova Geração desenvolvida por A.Kardec em “A Gênese”:

“A Nova geração marchará, pois, para a realização de idéias humanitárias... Homens progressistas descobrirão nas idéias espíritas uma poderosa alavanca para sua libertação...

Haverá progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces aliadas a sentimentos inato do bem e a crenças mais espiritualizadas!”

O que vemos hoje em nosso planeta?

...Senão Ongs fundadas por Jovens voltados para o bem, ações elaboradas por entusiastas apaixonados pela vida, Movimentos em prol de um mundo melhor, paz, amor onde homens possam viver em harmonia sem dor, sem fome e sem violência.

O que você vê?

Não podemos ter olhos para ver somente o mal. Nós precisamos e devemos ajudar toda e qualquer ação no bem e no amor.

Como posso ajudar?

A Doutrina dos Espíritos através de Kardec ergueu a bandeira “Fora da Caridade não há salvação” justamente porque há tempos recebemos notícias do Alto que precisamos ajudar a humanidade a alavancar... Não posso ficar aguardando que o outro faça por mim... e fazer caridade vai muito mais do que apenas distribuir algum alimento... Caridade em casa, caridade com palavras... No E.S.E. os Espíritos amigos nos direcionam dizendo que “Não há ninguém tão pobre que não possa fazer caridade” ... Sabemos, como Espíritas, que uma palavra amiga, ceder nosso ouvido para esta ou aquela dor vale muito mais do que muitos “milhões”.

Lei do Progresso

Falam muito de destruição, final dos tempos, mas nós sabemos que O Progresso é uma lei da Natureza. E o Espírito de Sto Agostinho já há muito nos alertou quanto ser a própria destruição, que parece aos homens o final das coisas, apenas um meio de se chegar, pela transformação, a um estado mais perfeito.

A Terra já esteve material e moralmente em um estado inferior ao que encontramos hoje e certamente atingirá um grau mais elevado. Mas cabe a cada um de nós colaborarmos com esta evolução.

Ainda em A Gênese Kardec afirma que o progresso da humanidade se efetua em virtude de uma lei, da vontade de Deus, que é imutável.

Progresso das Ciências, Artes e bem estar Material

A Humanidade tem realizado inúmeros progressos, todos os dias nós temos notícias de avanço na medicina, tecnologia, artes tudo isto em prol de um bem estar maior ao homem.

Significando que estamos avançando diariamente ao progresso inevitável.

A agitação dos encarnados e desencarnados se juntam, e tudo se conjuga na Natureza tudo faz parte de um todo por isto a importância de estamos sempre em comunhão com o bem.

Sabemos, como Espíritas, que pensamento é matéria, tem forma e tudo e que pensamos, formam ondas energéticas que são lançados no orbe...

...quantas influências boas e más estou emanando energeticamente através de meus próprios pensamentos?

Ainda na Gênese Kardec coloca “Num mesmo sistema planetário todos os corpos que dele dependem reagem uns sobre os outros; todas as influências físicas aí são solidárias, e não há um só dos efeitos, que designais sob o nome de perturbações, que não seja a conseqüência da componente das influências de todos esses sistemas.

Sabendo disto, precisamos vigiar não somente nossas atitudes, mas nossos pensamentos e orar não somente para os meus queridos, mas para todo o planeta, pois tudo envolve tudo.

A Caminho da Luz

Francisco Cândido Xavier, desde suas primeiras obras já recebia notícias dos amigos espirituais sobre o momento da transição planetária. Neste livro, entre tantas passagens, Emmanuel discorre:

“...depois da treva surgirá uma nova aurora. Luzes consoladoras envolverão todo o orbe...”

Há Dois Mil Anos

Já no final da Obra Há Dois Mil Anos, Emmanuel reproduz importante diálogo que provêm do Alto, o qual está relacionado com a etapa do ciclo evolutivo em que vivemos:

“Sim! Amados meus, porque o dia chegará e um sopro poderoso de verdade e vida varrerá toda a Terra ...

...Haverá, pois da seleção natural dos Espíritos e dentro das convulsões renovadoras da vida planetária organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual”

Seleção Natural

Será que eu estarei selecionado para permanecer neste planeta regenerado? É uma boa pergunta, para todos nós!

O Espírito Bezerra de Menezes comenta, em manifestações psicofônica que “Jesus está no Leme...”!

Significa que eu não preciso temer, pois se sou um homem de bem, sigo as leis que a vida se me apresenta da melhor forma possível, faço meu melhor, estarei sim entre os que receberão como prêmio um planeta regenerado.

Não há necessidade de temermos a transição. Já dissemos, os Espíritos nos avisam há tempos de que tudo é cuidadosamente planejado e nada se fará brusco como um raio.

Contribuição do Espiritismo

Quando se falava de Lei do Progresso Kardec perguntou aos Espíritos de que forma o Espiritismo poderia contribuir para que a Terra passasse de um Mundo de Provas e Expiações para um Mundo regenerado e os Espíritos foram diretos, “Destruindo o Materialismo que é uma chaga da sociedade” (...)

Com a vinda de idéias materialistas por Karl Max no início do séc XX o Materialismo exacerbado tomou conta dos ideais Crísticos, há inclusive seitas e Igrejas que hoje ainda pregram “Prosperidade” como sendo o caminho certo para a felicidade.

Grande equívoco!

Quando sabemos que Jesus, nosso Mestre e Guia nasceu em uma manjedoura de forma simples e humilde justamente já exemplificando desde o berço de que a felicidade não está presente somente diante de uma mesa farta.

Nosso raciocínio e razão também não nos devem direcionar de forma errônea nos deixando levar por influências que servem “A Mamom”

Para que o ser se torne verdadeiramente feliz se faz necessário toda uma reforma individual que é paulatina; Independe de padrão social!

Reforma Individual

O indivíduo, que se renova moralmente, contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta. Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os Espíritos que operam em favor da grande transição.

Lembrando que eu sou responsável por minha vida, mas contribuo de forma positiva ou negativa no progresso da humanidade de acordo com minhas atitudes.

Mas para evoluirmos precisamos transformar como diz o E.S.E. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral”

Portanto  Vençamos a nós mesmos para que, nosso espírito, possa alavancar rumo ao ideal de cristo!

Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário