segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS


(site :  “searadomestre.com.br”)


Lembrando o episódio em que Jesus caminha sobre as águas e socorre o discípulo Pedro.
 Desesperado... afundando nas ondas agitadas! O que aconteceu com Pedro? Ele e os outros discípulos estavam numa barca atravessando para outra margem. Jesus os vê na barca agitada pelo vento forte e vai ao encontro deles, caminhando sobre o mar. Pedro, vendo Jesus, pede-lhe para ir até Ele. ”Vem”, Jesus diz. Pedro sai do barco e vai andando... Enquanto confia em Jesus, ele fica de pé sobre as águas! Mas... a “violência do vento redobrou”. Pedro teve medo e afunda gritando: “Senhor, salva-me!” “No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse”: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?"

Ao gritar “Senhor”, Pedro afirma que está diante Daquele que tudo pode sobre terra, céu e mar. Ao gritar - “salva-me” - está diante Daquele que se faz Misericórdia, socorrendo a todos que Lhe pedem. Pedro via acontecer isso... Mesmo assim, Pedro tem medo...

Na pergunta que faz a Pedro, o Senhor está ensinando que não basta ter confiança quando tudo está tranquilo, mas manter a fé mesmo na tempestade! Como nos identificamos com Pedro, não é mesmo?

Mas ele também nos ensina! Ele mostra que o discípulo de Jesus não é aquele que nunca afunda, mas o que sempre volta a confiar. Quantas vezes acontecem coisas semelhantes conosco!... Quando as ondas do mar da vida se agitam e parece que nosso barco vai virar. Sim... Clamamos por Jesus. Ele diz “vem”, e até damos passos na sua direção. Mas de repente o vento sopra mais forte, as ondas dos problemas se agigantam... E temos medo... O medo nos paralisa. Impede de percebermos as mãos fortes de Jesus segurando a nossa para não afundarmos. Mas as mãos de Jesus estarão sempre lá, quando necessitamos delas.

Quando estivermos com medo, basta nos lembrar de confiar em Jesus, Ele há de segurar nossa mão com a firmeza com que segurou a de Pedro.




PRECIOSAS LIÇÕES: JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS !
(site   :  fruto do espírito)


"Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais"
Mateus 14. 27

O episódio de Jesus andando sobre as águas nos traz grandes e preciosas lições e mensagens :

1 * Em meio a suas lutas,  clame a Deus e obtenha preciosos resultados. Pedro fez isso. Se Jesus andava por sobre as águas, por que ele também não poderia fazer ?
. Sua atitude certamente maravilhou o Mestre, que o atendeu prontamente. Se Jesus venceu a gravidade, Pedro também poderia vencer. Essa é a correta atitude do cristão: se Jesus pôde fazer uma coisa, então você pode fazer também. Se ele venceu as enfermidades, nós também temos vitórias sobre elas. Se Ele tinha poder sobre os demônios, nós também o temos.

2 * Mesmo que você não saiba onde Jesus está pode ter a certeza de que Ele sabe onde você está. Jesus sabia onde estava Pedro e o chamou a caminhar em Sua direção. Também lhe estendeu a mão quando estava afundando. Deus sabe exatamente onde você se encontra. Mesmo que sua visão espiritual seja tão pequena a ponto de não poder vê-Lo, ouça Sua Palavra e caminhe em Sua direção.

3 * Deus sempre aparece nas águas turbulentas de sua luta. Não pense que está só. Jamais imagine-se abandonado. Mesmo que parentes e amigos o abandonem, Deus está com você. Se tão-somente olhar para Ele na hora da tribulação e da angústia, Ele lhe estenderá a mão.

4 * Sua pequena fé é importante para Deus. A fé de Pedro não foi suficiente para fazê-lo andar tranqüilamente sobre as águas, mas certamente o fez dar boa caminhada até ser alcançado pelo Mestre. Sua pequena fé fê-lo sair do barco e dar os primeiros passos, e isso é muito importante para Deus. É o começo...
Ainda que sua fé seja muito pequena hoje, use-a e verá os resultados amanhã... Pedro tornou-se um dos maiores apóstolos na Igreja Primitiva, graças a lições como esta.

5 * O amor a Deus ajuda nas falhas e lutas. Pedro obedeceu imediatamente à voz de Jesus quando chamou-o a ir ter com Ele. Essa obediência operou o milagre. Muitas vezes queremos que Deus opere um milagre sem que estejamos em condições de obedecer a Ele.

6 * Olhando para Jesus ficamos sempre por cima. Enquanto Pedro olhava para o Mestre, caminhava sobre as águas; mas, quando olhou para a força do vento, começou a afundar. Não podemos dar atenção ou valor às coisas deste mundo, desde que não estejam sendo usadas para edificação do Reino de Deus.  Jesus é o nosso modelo, a nossa meta final. Olhando para Ele, estamos seguros.

7 * Jesus é real. Quando Jesus apareceu perto do barco andando sobre as águas, os discípulos ficaram apavorados e gritaram, pensando estar vendo um fantasma. Ainda hoje, por mais que o Evangelho seja pregado e ensinado no mundo, ainda existem muitas pessoas para quem Jesus não passa de uma "alma do outro mundo", de um "espírito desencarnado" ou de um deus distante da realidade humana. Saiba, querido leitor, que Jesus foi um personagem histórico real e que após sua ressurreição apareceu de forma real a seus discípulos. Hoje também Ele é real para nós.



                       Parábolas e Ensinos de Jesus
                              ( Cairbar Schutel )


A vida de Jesus e seus feitos são verdadeiramente maravilhosos. O seu poder dominavatodos os elementos; a sua sabedoria conhecia todos os mistérios; por isso a sua ação era prodigiosa.Médium Divino que resumiu todos os
dons
e conversava com todos os grandes Profetas do Alémque o seguiam em sua Missão e o auxiliavam, Ele caminha por sobre o mar a pés enxutos, deacordo com a
lei da levitação dos corpos
que o Espiritismo ensina e explica atualmente.Seus discípulos, vendo-o caminhar sobre as águas, e como era noite, não o conheceramdistintamente, julgando tratar-se da aparição de algum Espírito, fato que parece, tinham jáobservado várias vezes, dado o temor que lhes sobreveio e sua exclamação: “É um fantasma!”Depois de o Mestre se haver dado a conhecer, foram tomados de confiança e Pedrosuplicou-lhe permissão para ir ao seu encontro “por cima das águas”Acedendo Jesus, Pedro sai da barca envolto nos fluidos de seu Mestre, e também auxiliadona levitação pelos Espíritos que acompanhavam a Jesus, até que, vacilando, isto é, perdendo a fé,perdeu o auxílio superior e se foi submergindo!Reconhecendo, cheio de temor, o desamparo divino, apela novamente para Jesus, sendo poreste amparado; ao contacto com o Nazareno, volta-lhe a fé, e foi transportado para a barca emcompanhia do Mestre.Este fato maravilhou tanto aos que estavam na barca, que adoraram a Jesus, dizendo:“Verdadeiramente és Filho de Deus!”



                                Jesus Anda Sobre o Mar - Pedro Sobre o Mar
                                          (site: rudecruz.com)

Na quarta vigília (entre 3h e 6h da madrugada), no pior momento, vem Jesus caminhando sobre as àguas. Eles se apavoram com aquela visão. Tinha jeito de ser Jesus, parecia coisa de Jesus, era algo que só Jesus podia fazer, mas eles não o reconhecem: É um fantasma!
Isso porque não esperavam o mestre caminhando sobre o mar. Eles haviam deixado um barco para o senhor. Estavam na expectativa de avistar Jesus no barco que deixaram pra ele. Esperavam que ele os alcançasse dentro dos preceitos, formato e meios humanos. Mas o mestre veio de uma forma própria de Deus.
Isso acontece com a religião que muitas vezes tenta ajudar a Deus. E dão um formato a ele. Estabelecem a forma como ele tem que agir. O vestem com um tipo cultural. Traçam dele um esteriótipo. Calculam até "um modus operandi", de forma a não reconhecê-lo.
O barco em que estavam os discípulos, representava os recursos materiais desta vida. Pedro porém desce do barco para andar sobre o mar. Ou seja, ele deixa os recursos humanos e materiais, e passa a confiar somente na palavra de Jesus que o chamou a caminhar também sobre as águas.
Entretanto, no meio do caminho, Pedro deixa de dar a sua atenção à Jesus e passa a se preocupar com o vento (que soprava forte) e com as altas ondas do mar. Pedro então enche-se de medo e começa a afundar. Ainda assim, ele clama por Jesus que prontamente o socorre.
E é assim mesmo que acontece. Temos que deixar de confiar nos recursos materiais e passar a confiar na palavra de Jesus. Ele mesmo nos convida a passear sobre um mar de tempestades, um mar de problemas que possam nos atingir.
Muitas vezes ficamos presos à materialidade. Temos medo de nos arriscar no mundo da fé. Os discípulos que ficaram naquele barco, não puderam experimentar do poder de Jesus. Pedro porém, caminhou sobre o mar.
O mestre os mostrou que com barco ou sem barco, ele é senhor de tudo e pode nos fazer andar com ele sobre as águas. Ele pode te fazer caminhar sobre as dificuldades e problemas que você tem enfrentado.
Mas você precisa sair do barco, precisa confiar na palavra de Jesus. E não olhe o vento. Não olhe as ondas. Veja somente Jesus.
Lembre-se de que mesmo que submerjas, as mãos do mestre te trarão à tona pra andar e caminhar com ele em segurança.


Jesus e  a FÉ

(Momento Espírita - www.momento.com.br )


No cair da tarde, foi que tudo aconteceu. A barca se encontrava em meio ao mar da Galiléia, trazendo no seu bojo a esperança daqueles homens habituados ao trato rude das redes, dos remos, da labuta incansável.

Enquanto se detinham envolvidos na tarefa, um deles ergueu os olhos e deu o alarme: “Olhem!”

Seu dedo apontava na direção da margem de onde, naquele crepúsculo quase noite um vulto de vestes brancas se aproximava. O vento fazia com que o que vestia se enrolasse em seu corpo, mostrando uma silhueta alta e magra recortada contra o céu de cores que morriam.

O primeiro momento foi de susto e inquietação. O que seria? Ou quem seria? Eram as indagações que passavam pelas mentes dos pescadores assustados.

Acostumados a tudo, enfrentaram com destemor, firmaram a vista no intuito de descobrir se seria uma miragem, um fantasma, uma assombração.

Então, um dos apóstolos gritou: “É o Senhor!”

Um misto de temor e emoção invadiu os corações. Pedro, de imediato, foi ao fundo da barca e tratou de cobrir a nudez com a túnica, demonstrando o respeito que tinha pelo seu Rabi.

Tornou ao posto anterior e observando que o vulto prosseguia na direção da embarcação, andando sobre as águas, falou:

- “Senhor, se és mesmo o nosso Rabi, ordena que eu vá ao Teu encontro”.

O que poderia parecer um desafio ou uma desconfiança não chegou aos ouvidos de Jesus desta forma. Entendendo o arroubo do apóstolo devotado, que desejava partilhar daquele fenômeno inusitado, estendeu a mão e ordenou: “Vem.”

Pedro saiu da barca e começou a andar na direção do Cristo. Os seus olhos se cravaram no imenso azul dos olhos de Jesus, que pareciam brilhar de forma estranha, naquela tarde-noite.

Contudo, antes que seus dedos tocassem as mãos do divino Amigo, sentindo-lhe as forças que o sustentariam, os ventos se fizeram mais fortes e o apóstolo teve medo.

Por um rápido instante, seu olhar buscou a água por sobre a qual caminhava e, dando-se conta que nenhum apoio físico o sustentava, encheu-se de pavor.

“- Salva-me, Senhor.”

E seu corpo mergulhou pesado no seio das águas, acudido de pronto pelas mãos de Jesus.

- “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

Homem de pouca fé somos muitos de nós. Jesus vem ao nosso encontro, no crepúsculo das nossas dores, demonstrando pela serenidade que tudo está bem. Logo mais, traduz a Sua paz, haverão de cessar as tormentas.

Estendendo-se as mãos, dispomo-nos a ir ter com Ele. Mas, se a meio caminho, sopram os ventos da adversidade, vacilamos. Exatamente como Pedro, mergulhamos nas águas profundas da tristeza e da melancolia, de onde, nem sempre somos retirados de pronto.

Falta-nos fé. Essa fé que é a certeza da Presença Divina e do apoio constante do Amor não amado.
* * *
Jesus é esse norte que nos assiste. Mesmo que as tempestades rujam e balancem as estruturas ao nosso redor, Ele permanece firme, no leme das nossas vidas.

Não permitiremos que a chama da fé apague na candeia das nossas almas. Ao contrário, ante a sua claridade, andemos com passos seguros, buscando o porto da esperança e a margem da paz.

Colaboração de Rodrigo Guerra


Um comentário: