segunda-feira, 4 de julho de 2016

BEM AVENTURADOS OS QUE TEM FECHADO OS OLHOS

BEM AVENTURADOS OS QUE TEM FECHADO OS OLHOS
Boa noite, caríssimos.

Mais uma vez aqui estamos para tecermos breves comentários acerca do estudo da noite, realizado na Sociedade Espírita Allan Kardec. Hoje quem fez uso da palavra foi nossa irmã Dilza que dissertou sobre os últimos dois itens do Cap.VIII do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Dilza com a sensibilidade que lhe é peculiar, muito bem destacou a diferença entre a cegueira física e a cegueira espiritual. Esta última, comum a todos nós em alguns momentos de nossa trajetória.

Muitas vezes não padecemos da cegueira física, mas usamos nossos olhos para termos visões indevidas, oriundas de nossos maus pensamentos e maus sentimentos, que fogem de nosso controle. Por isso, Jesus disse, bem aventurados os que tem os olhos fechados....para a inveja, a intolerância, a pornografia, a maldade, enfim, para tudo o que só nos faz estacionar em nossa caminhada evolutiva.  É melhor que tenhamos os olhos fechados para tanta má tendência, expiando os erros do passado, oriundo de nossas debilidades atuais.

Assim como Paulo de Tarso, detentor de vasta cultura e inteligência, somos nós, que custamos para enxergar o essencial que é invisível aos olhos e só pode ser visto com o coração. Tenhamos o coração puro, para termos um pensamento puro e assim enxergarmos as maravilhas que o Pai nos proporcionou.

Me lembrei de uma estória que dizia mais ou menos assim: um grande empresário do ramo de calçados pretendendo ampliar seus  negócios para uma região longínqua, nos rincões no Brasil, montou duas equipes para visitar um mesmo local, em momentos distintos e avaliar se o mercado seria promissor. A primeira equipe, chegando ao local, em pouco tempo avaliou o mercado e enviou o diagnóstico encontrado: região não aprovada para a instalação de uma filial, os moradores locais não usam sapatos. A segunda equipe enviada, demorou alguns dias para se manifestar. Passado algum tempo chegou a mensagem: região aprovadíssima para a instalação de uma filial, os moradores não usam sapatos! Vamos providenciar a instalação imediatamente, campo muito promissor!

Assim somos nós, ora enxergamos determinada situação com total e absoluta cegueira ora enxergamos com o coração....tudo vai depender de como usar nosso olhar. Tenhamos olhos de ver fazendo bom uso desse dom que nos foi confiado auxiliando ao nosso próximo, assim como a nós mesmos.
Fiquem em paz e tenham uma ótima e produtiva semana. Que Jesus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário