terça-feira, 18 de setembro de 2012

BEM AVENTURADOS OS MANSOS E PACIFICADORES


O SERMÃO DO MONTE:BEM AVENTURADOS OS MANSOS E PACIFICADORES

Continuando a demonstração de que a humildade é um dos meios para alcançar a evolução real, Jesus expli-ca a importância do
pensamento e da ação
: Radiação Mental.Jesus é a própria doçura, mansidão, paciência; espelhou muito bem a Harmonia e a Ordem divinas que come-çam dentro do próprio homem.A intenção e o interesse desencadeiam as forças da vontade que comandam os pensamentos e as ações. Asvirtudes devem ser cultivadas pela Reforma Íntima, na implantação da renovação mental e ir se espraiando pelo lar, junto à família, prolongando-se aos amigos sadios ou aos necessitados.A base dos bons pensamentos é a constante e vigilante sintonia elevada das radiações mentais e vice-versa.Os bons pensamentos acalmam as emoções descontroladas produzindo boas ações, dispensando a intolerância e acólera (curto-circuito pensante). A mansidão, a moderação, a prudência, são o retrato da alma afável e justa.Quanto Jesus explicitou que os mansos herdarão a Terra e que os pacíficos serão chamados Filhos de Deus,ele prometeu a
paz na Terra como no Céu
.Não se tem a paz e a serenidade no coração, enquanto não se compreender, com paciência, as necessidadesdos semelhantes, principalmente quando a ignorância é dirigida pela violência; só se alcança esta compreensão coma afabilidade, a doçura, a tolerância, a brandura e a pacificação.

COMO RECONHECER A INJÚRIA, A VIOLÊNCIA, A CÓLERA ?

A injúria é o ato de ofender alguém atribuindo-lhe, injustamente, uma falsa ação ou pensamento; é difamante.Por várias vezes, Jesus aconselha a não injuriar o semelhante. (Mt., 5:22)Deve-se lembrar que as palavras revestem sonoramente os pensamentos e refletem a expressão dos senti-mentos, consignando, por si, a responsabilidade individual e coletiva.A violência é o ato de transgredir, infligir a lei em coação física ou moral, em abuso do respeito ao próximo. Oviolento sempre usa da força bruta, enquanto o manso é afável e tolerante. Todo intransigente é irritável e intole-rante e se identifica pela incompreensão e exigência com os outros.São severos e rígidos com os outros, não lhes permitindo infrações, pois se consideram infalíveis. São sempreríspidos no falar e no agir, às vezes até com quem estima. Têm prazer em denegrir as pessoas. Não sabem perdoarnem mesmo as pequenas falhas humanas. O senso crítico e seu poder de análise os tornam exigentes radicais e du-ros.Jesus mostrou ao homem que com a medida que ele julgar será julgado. (Mt., 7:1-2)A intolerância é irmã da impaciência, da irritação que é o primeiro alerta de perigo do desequilíbrio mental. Oimpaciente é sempre inquieto, agitado e aborrecido. São defeitos satélites do egoísta.Ele tudo quer como um passe de mágica e se irrita e desespera pelas frustrações sofridas.A intolerância, a impaciência acabam levando o homem à violência e esta à cólera.A cólera é um fluido viscoso que bloqueia a razão e ativa os instintos primários negativos, impossibilitando ascriaturas ao entendimento da realidade, subjugando-as ao orgulho pela impotência do seu raciocínio e todos sabe-mos, comprometendo a saúde.Kardec diz que “nesses instantes, se a pessoa pudesse se ver a sangue frio, teria medo e horror de si mesmoou se acharia bastante ridículo.“ (ESE, ca. IX, item 9)O espírita deve tomar muito cuidado com a cólera. Sendo caso de sentimentos desarticulados, ela não excluicertas qualidades do coração, podendo enganar pela invigilância, atribuindo ao seu temperamento ativo quanto é, narealidade, nascida da impotência do orgulho e da fraqueza nas resoluções das imperfeições que revestem o Espírito.A única solução no momento é dar uma parada rápida nos centros seletivos da mente e procurar a origem do pro-blema, amparados em Jesus, para reorganização da Casa Mental.

COMO NOS TORNAMOS AFÁVEIS, MANSOS E PACIFICADORES ?

A benevolência com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, gera a afabilidade e doçura, que são a suamanifestação. (ESE, ca. IX). As pessoas são mansas porque não permitem que nada as irritem, uma vez que sãoverdadeiras tanto no trato formal como na meiguice do coração para com os íntimos.A brandura e a mansidão complementam a delicadeza de espírito.O ódio, o fanatismo, a ambição do poder e os privilégios da economia, crescem ao nosso redor, entretanto, ofoco de luz do evangelho é cada vez mais forte.

COMO SER MANSO E BRANDO NESTE MUNDO DE VIOLÊNCIA ?

Como pacificar o espírito e promover a paz no mundo? - Não existe paz sem liberdade nem liberdade semrespeito mútuo. Nem sempre a retórica traduz os legítimos sentimentos de paz.


Curso de Aprendizes do Evengelho
28
Os pensamentos e as ações humanas podem mudar a face da Terra. Jesus disse: os mansos herdarão a Terrae os pacificadores serão chamados Filhos de Deus.
COMO HONRAR A PROMESSA DO SENHOR, NA EDIFICAÇÃO DESSE MUNDO MELHOR ?

Através do auto-aprimoramento e da sinceridade de propósito. A higiene mental, através do pensamento posi-tivo, não dando guarida a contrariedades; à disposição firme para o conhecimento do bem e perseverança na suaprática, a abnegação entendida como renúncia sublimada, como desprendimento; o espírito de conciliação em todasas disputas e exaltações; a busca na prece e na meditação da renovação de forças e disposição para o bem, sãoelementos de pacificação e mansuetude para a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário