quinta-feira, 21 de junho de 2012

Multiplicação dos pães - Herculano


Plateia - Francisco Carlos Domingues. Professor, como o espiritismo explica a multiplicação dos pães por Jesus Cristo?
J. Herculano Pires - Ah sim, a multiplicação doa pães. O problema da multiplicação dos pães é um problema de efeito físico. Nós conhecemos muitos fenômenos semelhantes obtidos em sessões espíritas. Não a multiplicação dos pães propriamente dita, mas a multiplicação de objetos e a modificação de objetos.
Os efeitos físicos, como nós já vimos aqui, são produzidos pela ação da mente sobre a matéria. Essa ação mental pode provir do próprio médium, seria então um fenômeno anímico; ou provir da ação de uma inteligência extra-física, ou seja, de uma inteligência espiritual, como nós vemos no espiritismo, através do médium. Então seria a mente do próprio espírito conjugada com a mente do médium agindo sobre a matéria para produzir um fenômeno. Por exemplo, na metapsíquica estudou-se muito os fenômenos de ectoplasmia que é um fenômeno através do qual emana do corpo do médium uma força orgânica em forma fluídica, que pode ser, inclusive, captada e examinada em laboratório como geralmente se fez. Essa força se manifesta como uma matéria orgânica, às vezes em forma líquida, às vezes em forma puramente fluídica, às vezes, mesmo, em forma de uma massa esbranquiçada. Por isso mesmo ela é captável, pode se colher uma poção dela, como fez o Barão von Schrenck-Notzing, em Berlin nas suas pesquisas, para submeter isto a exame de laboratório.
Então, verificou-se o seguinte: essa força ectoplásmica pode produzir objetos. Pode formar objetos. Acredita-se, portanto, que a multiplicação dos pães por Jesus, revelou-nos esse mesmo fenômeno, naturalmente, de uma forma mais intensa porque é produzido por um espírito bastante elevado, muito superior à nossa condição humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário