segunda-feira, 8 de julho de 2013

" NÃO PROUCUREIS OS GENTIOS "

" NÃO PROUCUREIS OS GENTIOS "

Jesus enviou seus doze apóstolos, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não proucureis os gentios( pagãos, idólatras.;neste caso,os que não aceitaram um único Deus), e não entreis nas cidades dos samaritanos( povo que seguia somente o Pentateuco de Moisés e rejeitavam todos os demais livros que lhe foram anexados posteriormente e eram considerados herejes pelos judeus ortodoxos); mas ide antes ás ovelhas perdidas da casa de Israel; e nos lugares onde fordes, pregai dizendo que o reino dos Céus está próximo.
(Mateus, 10:5 a 7 )

Jesus prova, em muitas circunstâncias, que os seus ensinamentos não estão voltados somente ao povo judeu, mas que abrangem a toda a Humanidade. Se Ele disse aos apóstolos para não irem aos pagãos, não foi por desprezar a conversão deles, o que seria pouco caridoso. É que os judeus já acreditavam num único Deus e esperavam um Messias, estando preparados pela lei de Moisés e pelos profetas, para receber essas promessas. Entre os pagãos, como não houvesse base, tudo estava por fazer, e os apóstolos ainda não estavam suficientemente esclarecidos para uma tarefa tão difícil; é por isso que lhes diz:Ide ás ovelhas desgarradas de Israel, ou seja, ide semear em terreno já desbravado, sabendo que a conversão dos gentios viria a seu tempo. De fato, mais tarde, foi no próprio centro do paganismo que os apóstolos foram plantar a cruz.


Estas palavras podem também se aplicar aos seguidores do Espiritismo, para os quais os incrédulos sistemáticos, os zombadores obstinados, os adversários interesseiros, são os que eram os gentios para os apóstolos e, seguindo-lhes o exemplo, devem procurar, primeiramente, seguidores entre as pessoas de boa-vontade, que desejam a luz, e que têm um gérmem fecundo de fé, e cujo número é grande.


Não devem perder tempo com os que se recusam a ver e a ouvir, e tanto mais resistem por orgulho quanto mais se parece dar valor á sua conversão. Mais vale a pena abrir os olhos a cem cegos que desejam ver claramente, do que a um só que prefere as trevas. Disto resultará um maior número de sustentadores da Doutrina. Deixar os outros tranquilos não é indiferença, mas boa política. A vez deles chegará, quando dominados pela opinião geral, e ouvindo a mesma coisa sem parar repetidamente, ao redor deles, acreditarão aceitar a idéia voluntariamente, por si mesmos, e não influenciados por outras pessoas...


( O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. 24 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário