domingo, 14 de abril de 2013

O PODER DE SER CONHECIDO PESSOALMENTE


"Eu vos conheço."  João 5:42 

Olívia veio fazer terapia para trabalhar a auto-estima. Ela queria ter mais confiança em si mesma e vencer a timidez. Lera alguns livros sobre auto-estima e tentara praticar as sugestões incluídas neles, mas sua maneira de pensar e de sentir não mudara muito. 

No final da nossa primeira sessão, Olívia pediu-me que lhe passasse uma tarefa para fazer em casa. 

—Gostaria de trabalhar um pouco a minha auto-estima todos os dias — disse ela. — Qualquer coisa que você me der para fazer vai me ajudar a lidar mais rápido com esse problema. 
—Acho que você já leu muito coisa sobre auto-estima - retruquei. 
— Talvez o que você precise aprender mais neste momento seja conhecer a si mesma, e acho que nós dois precisamos estar juntos para fazer isso acontecer. 

Pude perceber que o processo que levaria Olívia a compreender mais profundamente a si mesma se daria à medida que ela se sentisse conhecida. No decorrer dos meses seguintes foi exatamente isso o que aconteceu. 

Na terapia, descobri que Olívia sentia-se mal a respeito de quem era. Por isso, raramente se abria com as pessoas e mantinha em segredo os sentimentos negativos, com medo de que os outros pudessem sentir o mesmo por ela. Infelizmente, os segredos ocultos raramente se modificam com leituras ou conselhos. Ela precisava expor seus segredos para outra pessoa para poder sentir-se pessoalmente conhecida e acolhida. Este era o ponto de partida para a transformação da sua auto-estima. O fato de ela fingir ser uma pessoa diferente do que era não contribuía em nada para sua auto imagem. Ela precisava se sentir aceitável tal como era e a partir daí crescer e se aprimorar. 

A terapia de Olívia a tem ajudado muito. Em vez de querer que eu lhe forneça informações, ela passou a desejar ser conhecida por mim. Eu não a vejo mais como uma moça tímida, e outras pessoas também estão notando uma diferença. Acredito que Olívia esteja se tornando pessoalmente mais poderosa porque descobriu que é conhecida e compreendida, e isso não faz com que ela se sinta tão mal. Com efeito, perder o medo da verdade fez Olívia sentir-se muito melhor. 

Os seres humanos não podem viver isolados, e por isso procuramos nos relacionar com os outros. A experiência de sermos conhecidos e entendidos nos confere a sensação psicológica de que tudo está bem. Temos que perceber que somos conhecidos pelos outros, tal como somos - e não apenas pelo que fazemos - para nos sentirmos psicologicamente completos. Esse tipo de conhecimento é compartilhado entre as pessoas, pois são necessárias duas pessoas para criar o conhecimento pessoal. Quando ele se fundamenta na verdade, ambas as pessoas são transformadas e crescem. 

Jesus acreditava que fomos criados com o propósito de conhecer Deus e sermos conhecidos por ele. Um ponto central do seu ensinamento era comunicar o poder transformador de conhecer Deus, que não é um conhecimento intelectual e isolado, mas uma experiência que só se dá no relacionamento. 

PRINCÍPIO ESPIRITUAL: 

O conhecimento pessoal é criado entre as pessoas e não dentro delas. 

Do livro Jesus o maior psicólogo do mundo

http://bvespirita.com/Jesus,%20O%20Maior%20Psic%C3%B3logo%20Que%20J%C3%A1%20Existiu%20(Mark%20W.%20Baker).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário