domingo, 9 de dezembro de 2012
SERVIR A DEUS E A MAMON
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAP. XVI
SERVIR A DEUS E A MAMON
SALVAÇÃO DOS RICOS
“Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de entregar-se a um e não fazer caso do outro; vós não podeis servir a Deus e às riquezas”. (1)
O conceito de riqueza como fonte de perdição é uma daquelas idéias que permanecem cristalizadas no espírito do homem.
A passagem bíblica acima parece colocar a posse de bens materiais como algo que inexoravelmente arrasta o seu possuidor a atitudes egoísticas, contrárias ao bem, tornando-o, assim, candidato a sofrimento eterno, diante do dogma da unicidade da existência.
Porém, à luz da Doutrina Espírita, e sabendo que “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2), podemos considerar que o apego aos imediatismos da vida física realmente podem obnubilar o raciocínio do homem e desviá-lo de sua tarefa principal na encarnação, que é o seu aprimoramento pessoal, intelectual e moral.
O Mestre Jesus adverte desse modo que a influência da matéria sobre o espírito é natural em decorrência mesmo das necessidades de sobrevivência e adaptação ao cosmo celular (3) que instiga comportamentos instintivos, resquícios do reino animal, do qual o homem muito recentemente emancipou-se.
“É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus” reflete bem a necessidade constante que o homem tem de exercitar-se no desenvolvimento de sua capacidade de sintonia com as coisas da sua real essência, ou seja, da sua espiritualidade. Sintonia essa que o respaldará quanto ao gerenciamento adequado de suas possibilidades materiais, transformando-as em objeto de seu crescimento e evolução espiritual.
(1) Lucas – XVI: 13
(2) 2º Corintios – III: 6
(3) Livro dos Espíritos – pergs. 367 a 370
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-evangelho-segundo-o-espiritismo/cap-16-servir-a-deus-e-a-mamon/#ixzz2EZWKT3Ke
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário