terça-feira, 14 de junho de 2016

Escândalos - cvdee

EESE042b - Cap. VIII - Itens 11 e 12
Tema: Escândalos
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A - Texto de Apoio:

Se algum escandalizar a um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar.

Ai do mundo por causa dos escândalos (1); pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha.

Tende muito cuidado em não desprezar um destes pequenos. Declaro-vos que seus anjos no céu vêem incessantemente a face de meu Pai que está nos céus, porquanto o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.

Se a vossa mão ou o vosso pé vos é objeto de escândalo, cortai-os e lançai-os longe de vós; melhor será para vós que entreis na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que terdes dois e serdes lançados no fogo eterno. - Se o vosso olho vos é objeto de escândalo, arrancai-o e lançai-o longe de vós; melhor para vós será que entreis na vida tendo um só olho, do que terdes dois e serdes precipitados no fogo do inferno. (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 6 a 11; V, vv. 29 e 30.)

No sentido vulgar, escândalo se diz de toda ação que de modo ostensivo vá de encontro à moral ou ao decoro. O escândalo não está na ação em si mesma, mas na repercussão que possa ter. A palavra escândalo implica sempre a idéia de um certo arruído.

Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque este lhes faria sofrer o orgulho, lhes acarretaria perda de consideração da parte dos homens. Desde que as suas torpezas fiquem ignoradas, é quanto basta para que se lhes conserve em repouso a consciência. São, no dizer de Jesus: "sepulcros branqueados por fora, mas cheios, por dentro, de podridões; vasos limpos no exterior e sujos no interior".

No sentido evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão amiúde empregada, é muito mais geral, pelo que, em certos casos, não se lhe apreende o significado. Já não é somente o que afeta a consciência de outrem, é tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão.

O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.

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(1) Nas traduções mais recentes e mais fiéis da Bíblia, a palavra escândalo está expressa por tropeço (na tradução em Esperanto falilo), querendo significar que Jesus se referia a tudo o que leva o homem à queda: o mau exemplo, princípios falsos, abuso do poder, etc.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Qual o significado de "escândalo", abordado no texto?

2 - Por que Jesus disse: "... ai do homem por quem o escândalo venha"?

3 - Em que sentido devemos compreender a expressão "fogo eterno"?

Escândalos - Conclusão Voltar ao estudo

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EESE042b - Cap. VIII - Itens 11 e 12
Tema: Escândalos
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A - Conclusão do Estudo:

Constitui escândalo tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um para outro, com ou sem repercussão, e que, certamente, resultará na aplicação de corretivos dolorosos pela Providência Divina, àquele por quem venha o escândalo.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Qual o significado de "escândalo", abordado no texto?

É todo procedimento contra a moral; é tudo que leva o homem à queda: o mau exemplo, princípios falsos, abusos de poder, etc.

"Ai do mundo por causa dos escândalos", ou seja: infeliz é o mundo de hoje porque nele ainda impera o mal.

2 - Por que Jesus disse: "... ai do homem por quem o escândalo venha"?

Porque aquele que provoca o escândalo denota ser um espírito ainda imperfeito, carente de evolução, cujos atos maldosos de hoje refletirão amanhã sob a forma de duras provações reparadoras, necessárias para o seu ajustamento às leis divinas.

Entre sofrer as repercussões do escândalo e dar-lhes causa, é preferível estar na primeira situação. Feliz, portanto, é aquele a quem o escândalo é dirigido, pois está saldando seus débitos para com a Providência.

3 - Em que sentido devemos compreender a expressão "fogo eterno"?

É outra expressão que devemos entender no sentido figurado. Foi um recurso utilizado por Jesus, usando palavras conhecidas pelos homens, para descrever o ponto extremo do sofrimento que padece aquele que se desvia do caminho do bem.

"... os processos purificadores permanecerão igualmente como o fogo material, que existirá na Terra enquanto seu concurso perdurar no tempo, como utilidade indispensável à vida física." (Emmanuel - Caminho, Verdade e Vida - mensagem 108)


Escândalos - II
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A - Texto de Apoio:

É preciso que haja escândalo no mundo, disse Jesus, porque, imperfeitos como são na Terra, os homens se mostram propensos a praticar o mal, e porque, árvores más, só maus frutos dão. Deve-se, pois, entender por essas palavras que o mal é uma conseqüência da imperfeição dos homens e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo.
É necessário que o escândalo venha, porque, estando em expiação na Terra, os homens se punem a si mesmos pelo contacto de seus vícios, cujas primeiras vitimas são eles próprios e cujos inconvenientes acabam por compreender. Quando estiverem cansados de sofrer devido ao mal, procurarão remédio no bem. A reação desses vícios serve, pois, ao mesmo tempo, de castigo para uns e de provas para outros. E assim que do mal tira Deus o bem e que os próprios homens utilizam as coisas más ou as escórias.

Sendo assim, dirão, o mal é necessário e durará sempre, porquanto, se desaparecesse, Deus se veria privado de um poderoso meio de corrigir os culpados. Logo, é inútil cuidar de melhorar os homens. Deixando, por m, de haver culpados, também desnecessário se tornariam quaisquer castigos. Suponhamos que a Humanidade se transforme e passe a ser constituída de homens de bem: nenhum pensará em fazer mal ao seu próximo e todos serão ditosos por serem bons. Tal a condição dos mundos elevados, donde já o mal foi banido; tal virá a ser a da Terra, quando houver progredido bastante. Mas, ao mesmo tempo que alguns mundos se adiantam, outros se formam, povoados de Espíritos primitivos e que, além disso, servem de habitação, de exílio e de estância expiatória a Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, expulsos de mundos que se tornaram felizes.

Mas, ai daquele por quem venha o escândalo. Quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que a seu mau grado servir de instrumento à justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados, nem por isso deixou de praticar o mal e de merecer punição. Assim é, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que sofre com isso, porque esse pai talvez tenha sido também um mau filho que fez sofresse seu pai. Passa ele pela pena de talião. Mas, essa circunstancia não pode servir de escusa ao filho que, a seu turno, terá de ser castigado em seus próprios filhos, ou de outra maneira.

Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a. Figura enérgica esta, que seria absurda se tomada ao pé da letra, e que apenas significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer também que, para o homem, mais vale ter cortada uma das mãos, antes que servir essa mão de instrumento para uma ação má; ficar privado da vista, antes que lhe servirem os olhos para conceber maus pensamentos. Jesus nada disse de absurdo, para quem quer que apreenda o sentido alegórico e profundo de suas palavras.

Muitas coisas, entretanto, não podem ser compreendidas sem a chave que para as decifrar o Espiritismo faculta.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Dizendo ser preciso haver o escândalo, Jesus deixou implícito que o mesmo é obrigatório?

2 - Por que é digno de compaixão aquele que provoca o escândalo?

3 - "Se a vossa mão é causa de escândalo, cortai-a." Como devemos interpretar essa expressão de Jesus?

Escândalos - II - Conclusão Voltar ao estudo

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EESE043b - Cap. VIII - Itens 13 a 17
Tema: Escândalos - II
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A - Conclusão:

O escândalo constitui recurso de que a Providência Divina se utiliza para aplicar corretivos aos que se desviaram do caminho traçado pelo Evangelho. Nem por isso significa que o causador do escândalo fique impune, uma vez que a lei de causa e efeito atinge a todos.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Dizendo ser preciso haver o escândalo, Jesus deixou implícito que o mesmo é obrigatório?

Não. Sendo ele decorrente da imperfeição dos homens, na medida em que estes se esclarecem, seus atos tendem a se ajustar à lei de Deus.

"Deve-se, pois, entender por essas palavras que o mal é uma conseqüência da imperfeição dos homens e não que haja, para estes, a obrigação de praticá-lo."

2 - Por que é digno de compaixão aquele que provoca o escândalo?

Porque, sob o influxo da lei de causa e efeito, sofrerá ele o que houver feito sofrer ao próximo. Contudo, a sua resignação diante do sofrimento tornará este mais ameno e suportável.

Aquele que causa escândalo serve de instrumento à Providência Divina para esta aplicar corretivos àqueles que erraram no passado. Contudo, nem por isso o escândalo de hoje ficará impune.

3 - "Se a vossa mão é causa de escândalo, cortai-a." Como devemos interpretar essa expressão de Jesus?

Sem desconsiderarmos que a nossa mão pode, efetivamente, ser objeto de escândalo, devemos, das palavras de Jesus, entender que é necessário cada criatura eliminar de si tudo que possa ser objeto de escândalo: sentimento de ódio ou rancor, desejo de vingança, complexo de superioridade, etc.

"Jesus nada disse de absurdo, para quem quer que apreenda o sentido alegórico de suas palavras."

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