Terra
-------------------------------------------------------------------
A - Texto de Apoio:
Não vos ensoberbais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso. Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve.
A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance.
Infelizmente, muitos a tomam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu. - Ferdinando, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Por que não deve o homem se envaidecer do seu cabedal de conhecimento?
2 - Uma inteligência desenvolvida é sinônimo de progresso?
3 - É a inteligência um instrumento de progresso?
Missão do Homem Inteligente na Terra - Conclusão Voltar ao estudo
Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual Evangelho
-------------------------------------------------------------------
EESE038b - Cap. VII - Item 13
Tema: Missão do Homem Inteligente na
Terra
-------------------------------------------------------------------
A - Conclusão do Estudo:
A inteligência é um poderoso instrumento de progresso que Deus confiou ao homem para que a desenvolva em benefício de todos, fazendo progredir as inteligências retardatárias e a si próprio. Abusar dessa faculdade é assumir graves responsabilidades de débitos, cujo resgate é muito doloroso.
B - Questões para estudo e diálogo virtual:
1 - Por que não deve o homem se envaidecer do seu cabedal de conhecimento?
Porque esses conhecimentos têm limites muito estreitos no mundo que habitamos. Assim sendo, ele deve ter a humildade para reconhecer que não sabe tudo e que lhe resta muito a aprimorar e a desenvolver. Para isso ele se encontra na Terra.
Ao invés de se envaidecer, o homem deve utilizar o saber que já possui para ajudar aqueles menos aquinhoados em termos de inteligência.
2 - Uma inteligência desenvolvida é sinônimo de progresso?
Não necessariamente. O que caracteriza um espírito evoluído é o seu progresso intelectual e moral. Mas pode ocorrer que uma inteligência humana bem desenvolvida intelectualmente não esteja acompanhada do desenvolvimento espiritual (moral).
O grande erro das criaturas humanas foi valorizar exageradamente a inteligência, desprezando os valores legítimos do coração, nos caminhos da vida. (Emmanuel / O consolador / Questão 120).
3 - É a inteligência um instrumento de progresso?
Sim. Um poderoso instrumento, quando utiliizada com bons sentimentos e voltada à causa do bem. Quando, porém, mal empregada, acarreta sofrimento aos atingidos, assumindo graves débitos aos seus causadores.
Grandes assassinos e criminosos são, muitas vezes, dotados de muita inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário