terça-feira, 12 de agosto de 2014

Causa anteriores das aflições

Há males nesta vida em razão do próprio homem e há também outrosque são de acordo com o mais perfeito principio de justiça.
Os sofrimentos por causas anteriores são frequentemente, como os das faltas atuais, a consequência natural da falta cometida, por uma justiça distributiva rigorosa, o homem suporta o que fez, e a outros estranhos que acontece por fatalidade, flagelos, reveses da fortuna, crianças que vem ao mundo por pouco tempo e outras que ficam impossibilitados de ganhar a vida pelo trabalho.
Em nossas vidas, há entre outras; certas leis funcionando constantemente: A Lei de causa e efeito. Ela é semelhante à Lei da física descoberta por Isaac Newton, que diz que toda ação causa uma reação. Através desta lei Deus nos torna responsáveis por todos os atos (livre arbítrio) e tudo que fazemos retorna a nós mesmos automaticamente.
Se descuidarmos da saúde (causa), ficamos doentes (efeito).
Se brigarmos com todo mundo (causa), terminamos sozinhos (efeito).
Esta Lei é bem mais ampla, ela não se limita apenas a esta encarnação, liga fatos separados entre inúmeras reencarnações.
Se foi desumano, avarento, injusto, fez mal uso da fortuna, se foi mau filho, poderá sofrer com seus próprios filhos.
Interessante observar atentamente a distinção entre os acontecimentos materiais da vida e os atos da vida moral; pois, por vezes, há fatalidade nos acontecimentos materiais cuja causa independem de nossavontade.
Quanto aos atos da vida moral, ele sempre é emanado pelo próprio homem que tem sempre a liberdade de escolha, inexistindo fatalidade.
Nesse sentido, ao Espiritismo cumpre o papel de levar a todas as pessoas a verdadeira consolação. Aquela que Jesus nos falou, fazendo compreender as tribulações da vida, mostrando-nos os porques dessas tribulações, e também o caminho para superá-las, reagindo sempre de maneira ativa perante os acontecimentos, com paz, brandura, calma e paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário