quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Sermão da Montanha I

     A ciência aliada à tecnologia conduziu a criatura humana a patamares antes jamais concebidos, foi possível modificar completamente a estrutura do nosso planeta, pântanos transformaram em pomares, desertos em jardins, ligaram-se ilhas a continentes, mas quando o homem resolveu sair da face externa do planeta, conquistou o infinito, galáxias novas, uma concepção audaciosa do cosmos, e nesse sublime deslumbramento ele voltou-se para entender a realidade de si próprio. 


     A fim de conseguir o êxito, ele fez a jornada para dentro da constituição molecular da matéria e cativou a ordem que já existia no macrocosmo, de maneira equivalente no mundo das pequenas partículas, depois desses voos notáveis, para fora e para dentro, da constituição material, ele sentiu necessidade de fazer uma viagem para dentro dele próprio, mas apesar do grande empenho, que vem sendo realizados desde quarenta mil anos, quando surgiram os prodomos da razão, no ser que saía da fase animal, até este momento ainda não logrou interpretar-se a si mesmo, é por esta razão que nesse mundo de glórias existem tantas misérias, que ao lado do poder o ouvido, que diante da grandeza a pequenez, que os pigmeus estão sempre lutando contra os gigantes, para poder lograr êxito nessas atividades, o ser humano está convidado a volver as páginas soberanas do evangelho de Jesus, porque as conquistas notáveis da ciência, que prolongaram a nossa vida na terra, que lograram mesmo diminuir a dor, mascarar em determinados momentos, adia-la, diminuí-la, toda essa contribuição não fez que o ser racional passasse a viver este entendimento, a cada momento a ciência em seus vários aspectos fala-nos da necessidade de preservarmos a vida, a vida humana, a vida animal, a vida vegetal, preservar o planeta as demonstrações são contundentes mais nada obstante o ser humano continua violento rebelde toxicando-se e matando o próprio planeta. Naquilo que diz respeito ao bom tom, em relação a sua existência ele tem os dados científicos, matematicamente comprovados, mas age ao império da emoção, sem a menor lógica, cada vez atirando mais no abismo do desequilíbrio, no fugaz prazer, na alegria de um segundo, para o tormento de um largo período, porque perdeu o endereço de si mesmo. Qual seria esse endereço?
     Mohandas Karamchand Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).


     Fazendo uma análise ao seu tempo da melhor solução para a criatura humana, Gandhi asseverou com emotividade:

“Se a humanidade perdesse todas as obras sacras, e ficasse apenas o Sermão da Montanha, não teria perdido nada”. Porque o Sermão da Montanha é a mais notável contribuição do pensamento, em todas as épocas da história para a plenitude humana e exatamente esse Sermão da Montanha de que nos iremos utilizar hoje, em uma experiência alto reflexiva, e que cada um de nós avançará através da meditação nos conceitos de Jesus e na sua aplicação no cotidiano. Já basta de exaltamos dizemos: “Que página linda, que verbo eloquente, que lição maravilhosa” e continuarmos absolutamente os mesmos, já soa o momento de colocarmos a proposta do bem em nosso mundo íntimo, não tanto para beneficiarmos os outros, mas para no alto beneficiarmos. A sociedade está cansada de promessas, está exalta de gurus, de líderes, de pessoas sacramentais, mas está necessitando de paz interior, e está somente advirá através de uma corada reflexão corajosa, para que não esperemos que os outros nos digam o de que nós necessitamos, mas para que nós descubramos o que nos é indispensável e partamos da busca infatigável desse essencial.
     O preclaro codificador da doutrina espírita Allan Kardec (Pedagogo, escritor e tradutor francês) em uma página rica de beleza em seu livro - Le Livre des Esprits aborda a questão do necessário e do supérfluo, as nossas dores mais angustiantes não são pela falta do necessário, mas do supérfluo, temos saúde ou somos saúde e gostaríamos de ter isso aquilo aqueloutro, e aqueles que têm todas essas aspirações não são saudáveis, é paradoxal, portanto, constatar que o ser e o ter continuam em situações conflituosas, é mais importante ser que ter, ser bom, ser nobre do que ter coisas, ser paz, não apenas ter paz, ser, porque quando se é, nada modifica, e quando se tem normalmente se perde, já que no mundo físico tudo é transitório inclusive o mundo físico. 

     Foi para poder realizar a saga dessa mensagem que Jesus abandonou o solo do altíssimo, para vir viver com as criaturas humanas, para estar conosco, para poder desenhar a hora da plenitude, e para que fossemos ricos de harmonia interior, para que estivéssemos em perfeita ligação com ele, e para tanto antes de iniciar essa monumental sinfonia, que ainda permanece inconclusa, ele demorou-se quarenta dias e quarenta noites em silêncio, narram os evangelistas, seus amorosos discípulos, que ele procurou a quietude do deserto, ali durante quarenta dias quarenta noites, procurando jejuar, não somente de corpo, mas de alma, ele manteve em grande silêncio para poder escutar a balburdia da humanidade, e foi logo depois desta jornada na busca de Deus dentro, no solilóquio com Deus que ele veio a Galiléia e numa região romanesca caracterizada pelas brisas perfumadas das rosas de saron ele contemplou o lago depois de haver convocado aqueles que eram os seus companheiros para todos os instantes, e elegeu uma montanha, a montanha de kurun hattin próximo ao mar da Galiléia e ali olhando aquela bacia d’água refletindo o céu azul turquesa adornada pelas montanhas da Decápolis do outro lado, e pelas praias alvas de Magdala de Dalmanuta de Carfanaum, ele abriu sua boca e jamais alguém diria o que ele disse, conforme anotou Mateus nos Cap. 5, 6 e 7 do seu evangelho - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: - Mateus 5:2

     A primeira proposta de Jesus é um apelo aos ouvidos da humanidade de todas as épocas. 
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Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o reino dos céus; - Mateus 5:3

     Quais são os pobres pelo espírito? É uma proposta bastante audaciosa neste mundo rico de pobres morais neste mundo fascinante de poderosos sem força, de indivíduos que se caracterizam pela violência mental, ser pobre em espírito é um convite profundo a meditação. Qual é minha pobreza interior? Eu que amo o prazer ao luxo ao poder pelos apegos ancestrais, resultantes do meu processo de evolução antroposociopsicologica. Como é que eu poderia ser pobre pelo espírito? Tendo sem estar encarcerado na posse, ter as coisas, mas não depender delas para estabelecer paradigmas de felicidade. Estatuímos que a nossa felicidade é uma condicional, eu somente serei feliz quando... Quando tiver isso, quando tiver aquilo, quando conquistar uma pessoa, quando desfrutar de uma posição privilegiada, e esse individuo que é rico de opção, não tem um espírito rico de paz, é atormentado, porque pode gastar toda vida perdendo a riqueza que gostaria na busca de uma ilusão que pretende, e é necessário que aguardemos o melhor, mas que não desperdicemos o que temos, porque a questão da felicidade não está distinta a parâmetros que tem o mesmo significado apara todos, para o glutão é a mesa farta, para o conflitado é mais um complexo de inferioridade, para o que acumula é mais um milhão ou um bilhão, para o transitório poder do mundo, é mais um cargo mais um destaque, com rejeição total pelos encargos pelos deveres, porque os cargos dão brilho, mas os encargos dão dignidade, os cargos recebem aplauso mas os encargos ninguém vê quando são bem executados, então não vale na economia social do imediatismo, Jesus lembra desses que são pobres pelo espírito, aquele que é pobre de eu e é rico de ego o egoísmo egotismo egocentrismo mas esse eu transcendental que ele tem ocasião de exaltar num momento culminante de sua jornada nos jardins das oliveiras quando os bandidos veem aprisiona-lo e perguntam e alta voz: Quem é Jesus de Nazaré? Sou eu -  brandamente responde Jesus. Era um ser que transcendia a forma, que estava acima dos limites materiais, “eu sou” ou “sou eu”.
     É exatamente este eu, destituído de coisas, mas que é a realidade que merece de Jesus essa colocação: bem aventurado os pobres pelo espírito” pelo espírito de amor, de abnegação, de caridade, isso pode parecer muito pueril, porque no mundo que nós entorpecemos com as nossas paixões, e que celebrizamos através das ambições sempre insaciadas, ser, parece não ter muito valor porque a nossa disputa é aparecer, faze-se escândalos somente para aparecerem, atiram-se em abismo sem fundo somente para chamar atenção, no entanto o ser que plenifica é deixado a margem, é necessário ser pobre pelo espírito, usar sem abusar, desfrutar os bens da terra, que são mensagens dos bens do céu, mas deixa-los com a naturalidade de quem não os tem, porque tudo aquilo que nós temos, não pode termos a nós,

- Quantas pessoas me dizem: Eu imagino morrer e respondo que é uma fatalidade, e retrucam não é por isso, é pelo que vou deixar, eu digo mais pode levar pelo menos uma parte, o problema é levar ad eternun, porque chega o momento em que tem que ficar nos lugares onde foram conseguidos. 

     Esses Valores são meios, não é a finalidade essencial, necessitamos do agasalho quando faz frio, mas nos liberamos dele quando sentimos calor, não é justo estarmos carregando aquilo que é supérfluo no momento que não tem nenhum significado, assim também as quinquilharias, elas valem como dizem os grandes místicos, porque distraem, e muitas vezes nos distraímos com essas ilusões essas pequenezas que nos enganam por um pouco é um relax diante do cansaço natural na nossa existência. A primeira proposta de Jesus, portanto é “bem aventurados aqueles que são pobres pelo espírito” para que sejam ricos das bênçãos de Deus.


Palestra proferida pelo orador espírita Divaldo Franco.

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