domingo, 23 de março de 2014

Transfiguração

Recebemos na nossa caixa de correio uma questão acerca das mudanças de fisionomia que podem ocorrer momentaneamente numa pessoa.
O facto é conhecido, ainda que raro, e tem sido testemunhado por diversas vezes, desde que há registos da actividade humana.
Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, chamou-lhe transfiguração, à semelhança do que aconteceu com Jesus de Nazaré no cimo do Monte Tabor.
Em tempos recentes tivemos o caso da médium Eusapia Paladino (1854-1918), cujas características foram estudadas pela comunidade científica. Eusapia transfigurava-se completamente, ao ponto de modificar a sua altura e o seu peso.
Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec conta um caso ocorrido durante os anos de 1858 e 1859, nos arredores de Saint-Etienne, cuja veracidade foi devidamente comprovada (ver CAPÍTULO VII, Da Bicorporeidade e da Transfiguração).

Para se entender um pouco deste fenómeno, teremos que considerar o perispírito. O perispírito é o corpo fluídico que "veste" o Espírito, tanto na vida terrena como quando, pelo fenómeno da morte do corpo físico, retornamos ao mundo espiritual. Quando alguém afirma que viu "o Espírito de Fulano", na verdade não viu o Espírito, mas sim o perispírito.
O perispírito pode tomar a aparência que o Espírito deseje. Cada Espírito apresenta-se, pois, com a aparência que quiser, tomando a que for mais adequada para se fazer conhecido, se for essa a sua vontade e se lhe for permitido.
Há casos em que o perispírito da própria pessoa, quando "viva", a envolve e lhe modifica o aspecto. Mas também há casos em que a pessoa "viva" toma a aparência que outro Espírito lhe dá. Um caso conhecido é o de Divaldo Pereira Franco, que tem transmitido algumas mensagens orais de Bezerra de Menezes (pioneiro do Espiritismo no Brasil). Nessas ocasiões a sua voz e a sua fisionomia mudam, presumivelmente pela influência do Espírito comunicante.
Ver, por exemplo, http://www.youtube.com/watch?v=8pt1euh0eu4.
Relativamente ao episódio bíblico da Transfiguração, ver Evangelho de Mateus, capítulo XVII. Começa assim:
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus.»
A Ciência académica não dá ainda explicação para fenómenos como o da transfiguração. O espiritismo, enquanto ciência de observação, regista-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário