segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Modernos fariseus

Modernos fariseus

“Aproveitai as oportunidades de aprendizado que o Pai Celestial colocou em vossas mãos para seguirdes com segurança em direção à verdadeira vida. A perfeição é vosso destino e nada poderá vos afastar desse "desideratum", mesmo que permaneçais por muito tempo nas malhas da ignorância, trilhando os caminhos do erro.

Direis que é muito difícil conseguir a perfeição neste mundo de desigualdades, onde os apelos do materialismo ainda vos enche os olhos e vos embota os sentidos da alma. Diremos que de muito longe já viestes e de lá, do mundo de costumes bárbaros e atitudes animalescas, retirastes ensinamentos que nem de longe poderíeis supor que um dia serviriam.

Tudo se encontra em vosso patrimônio espiritual e se acumula de forma a que não lembreis de quase nada, mesmo quando ficardes de posse de vossa potencialidade e liberdade espiritual. Funciona como se fosse em camadas, onde as experiências mais novas vão sobrepondo-se às mais antigas. Se um dia precisardes, podereis buscar do fundo do vosso inconsciente e lá estarão todas as lembranças necessárias ao seguimento do aprendizado.

Sabeis que tudo no mundo se encadeia. E não falo só do mundo terreno, mas do Universo como um todo. Fazeis parte de uma engrenagem onde o Criador colocou em vossas mãos as possibilidades de fazer crescer tanto o micro quanto o macro. Para tanto, entrega em vossas mãos instrumentos infalíveis de crescimento, dando-vos a capacidade de analisar vossos atos, medir vossas ações e avaliar vossas condutas.

Para auxiliá-los no crescimento, envia do Alto os mais sublimes ensinamentos através do filho muito Amado. Entretanto, caríssimos, fazeis disso um meio de crescimento pessoal, quando atrai para si a atenção por passar a idéia de que sois diferente dos outros. De fato deveis ser diferentes, mas não a diferença altiva do orgulhoso, que se porta no mais alto da escada e brada aos quatro ventos quantas vezes fez a caridade, o quanto é bom e quanto tempo ainda lhe resta para semear o bem. Não! Essa não é a atitude de quem entende de fato a mensagem de Jesus.

Coloqueis em vossos corações verdadeiramente a palavra do Senhor e vereis que suas preocupações com as questões de forma não passam de procedimentos pueris, que apenas demonstram a distância enorme existente entre o que sois e o que deveis ser.

Ainda hoje, à semelhança dos fariseus de outrora, preocupai-vos com a forma matando o espírito e vivificando a letra. Evolução espiritual é sinônimo de maturidade do senso moral e vós ainda permaneceis preocupados com esta ou aquela interpretação das Escrituras. Sabeis que toda a verdade vem de Deus e todas as doutrinas originadas dos homens serão destruídas em breve tempo.

A idolatria e o fanatismo existente em mundo, e mais especificamente no meio religioso do vosso tempo, é prova inconteste do vosso atraso na compreensão das coisas divinas. Ainda não compreendeis que todos os dons vem de Deus e a Ele retornam pois é a fonte de tudo, é a vida, é o sentido, é o princípio e o fim. Só o vosso orgulho não vos faz perceber o ambiente de hipocrisia em que viveis e de como esse espírito de moral leviana entranha-se cada vez mais em vossa sociedade, fazendo dela um ambiente propício para a instalação definitiva do reino da destruição de que falam os profetas.

Acordai! Muitos de vós já bem podeis compreender a verdade. Levantai a bandeira do Evangelho de Jesus e mostrai aos homens deste mundo a razão de seus sofrimentos. Vós, espíritas, que sois a encarnação dos antigos cristãos, perderão o rumo se não compreenderdes com urgência o que tendes em mãos. Decerto surpreender-vos-eis ao retornardes à pátria verdadeira e não estiver de posse da bagagem que supondes ter.

Alertai-vos! Viveis em mundo de fantasias acreditando ser o que não sois, pois estais mais preocupados com a forma que com o fundo das questões, como os que criticavam os discípulos de Jesus por não lavarem as mãos antes de tocarem o pão.                                                                                                                

Não é o que entra pela boca que faz imundo o homem, disse o Senhor, pois sabia que aqueles homens só tinham a aparência do Bem mas não possuíam a sinceridade dele. Hoje comportai-vos como os fariseus, que julgavam-se doutos e sábios e cultivavam a aparência, deixando o interior sujo e carcomido pela vaidade, orgulho, desonestidade, egoísmo e todas as torpezas que fazem dos homens prisioneiros de si próprios.

Uni-vos pois, no ideal verdadeiro de fé e esperança em um futuro melhor. Os que buscam para si  as glórias da transitoriedade por certo as encontrarão, mas não estarão afinizados com os ideais de amor de Jesus, embora tenham o belo verniz das palavras a emoldurar-lhes a aparência e nomes pomposos a acobertar-lhes a ignorância. Falo dos médiuns que decerto vieram para cumprir a missão de espalhar a mensagem entre os homens e, ao invés disso, construíram em torno de si castelos de fama, estimulando com sua omissão e falsa bondade a cegueira dos que lhes deitam honrarias para satisfazer vaidades.

Tolos! Serão um dia chamados à responsabilidade e dirão Senhor, Senhor, mas não encontrarão eco no coração dos que cumpriram sua tarefa isentos do veneno do orgulho, tampouco serão reconhecidos pelo Mestre que, de seu rebanho, conhece os menores deslizes, como as maiores qualidades.

Segui, pois, esses que estão de posse da verdade ensinada pelo Cristo, confiantes em sua jornada, pois mesmo com todas as atribulações do caminho, encontrarão ao final da estrada um ambiente de luminosidade, determinada pela beleza e consciência do dever cumprido em nome de Deus.

Que as luzes do esclarecimento desçam sobre todos os que tem olhos de ver e que possam curar os cegos de espírito e suas doenças morais, para que amanhã o mundo terreno abrigue Espíritos mais esclarecidos e preparados". - Um Espírito Protetor

Espírito: Um Espírito Protetor
Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec
São Luís, MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário