domingo, 5 de maio de 2013

Jesus fala sobre formalismo e hipocrisias


Jesus fala sobre formalismo e hipocrisias

Séries Especiais - Crônicas do Irmão Y

Era hora do espetáculo do por de sol que restou frustrado pela chuva fina semelhante ao orvalho noturno. A luminosidade irradiada pelos olhos daquele homem de porte majestoso emprestava ao crepúsculo as cores que lhe faltavam. Tudo ao redor do augusto homem parecia luminoso.

Falo, meu irmão, do Homem Ternura que passou por esse mundo deixando atrás de si um rastro de luzes provenientes do conhecimento e da sabedoria. Eu falo de Jesus e te convido para fazer uma viagem no tempo através da imaginação para escutar a fala do Homem Luz.

Nesse dia, Jesus que observava seus discípulos ao longe, encontrava-se rodeado de fariseus, isto é, daqueles judeus que em sua religião dedicavam-se ao estudo e observação da Lei de Moisés e suas tradições. Necessário aqui comentar que os fariseus davam grande importância ao seguimento da Lei, e esmeravam-se na pureza dos rituais. Ainda que compreendendo e amando seus irmãos judeus, Jesus que respeitava a mesma Lei, não concordava com a hipocrisia e arrogância de tais homens.

Assim, naquele dia, os fariseus que presenciaram a chegada de Jesus e seus discípulos, vendo quando esses últimos abriram seus bornais, dali retirando o alimento para a modesta refeição, criticaram Jesus por deixar seus seguidores fraudarem a tradição dos antigos judeus, comendo o pão com suas mãos impuras, já que não as haviam  lavado. Em Israel daqueles dias, o comportamento dos homens eram considerados como puros ou impuros segundo as tradições passadas por diversas gerações, possuindo força de lei, cujas transgressões significam pecado. Nas leis deixadas por Moisés, além dos Dez Mandamentos, existiam tradições diversas a serem seguidas, dentre elas, as normas higiênicas. Em assim sendo, segundo os fariseus, o não lavar as mãos antes de comer era falta bastante grave, intolerável mesmo que tornava o homem impuro.

Um véu de tristeza toldou aqueles lindos olhos, pois, Jesus precisava - com certa severidade- chamar a atenção daqueles homens para que eles despertassem para as verdades de Deus, e do que era preciso para chegar a Ele. Foi quando sua voz, embargada pelas lágrimas vertidas em seu coração, assim falou:

“Bem profetizou Isaias a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Vazio é o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos. Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens”.

E virando-se para o povo que se amontoava para ouvi-lo, lhes disse:

«Ouvi-me todos e procurai entender. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro, porque não entra no coração, mas, no estômago e daí sai para o esgoto . Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro.»


As palavras proferidas por Jesus há mais de dois mil anos e que se encontram no Evangelho escrito por Marcos 7,1-23 são ainda apropriadas ao mundo atual, eis que cheias de genuína sabedoria. Ele deixou registrado que o homem dá mais importância aos gestos e aos formalismos exteriores que às disposições do coração. Com sua fala branda afirmou que o homem possui o desejo de aparentar que é bom e correto, mas, que na realidade assim não o é, pois, em suas atitudes muito existe de hipocrisia e formalismo. Frisou que mais importante que a limpeza exterior é a pureza do coração.

Nada mais preciso acrescentar, pois, o texto do Evangelho que hoje te trago é de uma clareza que não comporta quaisquer dúvidas. Contudo, preciso te dizer, meu irmão, que as palavras deixadas por Jesus nunca devem ser lidas de qualquer maneira. Existe uma forma especial para lê-las. Lembras, meu irmão, quando passaste a juntar as primeiras letras do alfabeto? Lembras de como ficavas cerimoniosamente sentado em teu banco escolar para vivenciar tão importante momento? Lembras de quanto era importante para ti e sagrada essa hora? Lembras ainda do sabor que tinham as primeiras palavras pronunciadas por ti sob o comando de teu cérebro? Pois, é dessa forma que deves te postar para ler o pequeno trecho acima que retirei do Evangelho especialmente para ti.

O ensinamento de Jesus é um convite para reflexão e exame de atitudes. Afasta-te momentaneamente do mundo ruidoso e recolhe-te ao santuário que é tua alma. Deixa que o silêncio seja a bússola que norteia teus pensamentos. Examine tuas atitudes e faça um confronto, um cotejo com o ensinamento deixado por Jesus. Faça perguntas a ti mesmo e encontre as respostas que te trarão o conhecimento de ti próprio.

Faça, irmão querido, a faxina em tua alma. Limpe teu interior das raivas ocultas que o formalismo exterior criou como forma de proteção e escudo para viveres em sociedade. Assim, quando tiveres a ocasião de abrir tua boca para falar, dela sairão abençoadas pérolas processadas por teu coração. E assim, conhecendo mais um pouco de ti mesmo, estarás trilhando o caminho que te leva à felicidade.

Com amor,
Irmão Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário